O que é?
A Ressonância Magnética é uma modalidade de exame radiológico de alta qualidade, sendo uma ferramenta atual extraordinária e não invasiva, ultrapassando a velocidade de inovação dos demais métodos de imagem. Destaca-se no meio médico devido as suas vantagens na investigação diagnóstica, com excelente detalhamento anatômico, possuindo a vantagem de podermos realiza estudos avançados e funcionais dos tecidos, o que não pode ser alcançado pelos demais métodos de imagem. Possui também vantagem de ser um exame isento de radiação.
Como é feito?
De maneira simplificada, o modo de execução do exame se dá através da entrada do paciente posicionado em uma mesa, adentrando em um equipamento de alto campo magnético (que não passa de um grande imã), emissão de ondas de radiofrequência, e leitura da reação dos tecidos do corpo ao interagirem com estas ondas.
Principais indicações
As principais indicações deste exame são o estudo detalhado do cérebro, coluna vertebral (hérnias discais, por exemplo), diagnósticos de doenças abdominais, avaliação com grande acurácia da musculatura / tendões / articulações, método complementar para avaliaçnao das mamas e implantes mamários, dentre outras muitas outras utilidades.
Precauções
Por se tratar de um grande imã, alguns cuidados deverão ser tomados antes do exame, sobretudo quanto à presença de estruturas metálicas com o paciente. Porém, não há preocupação - a nossa equipe está altamente qualificada para orientá-los e sanar quaisquer dúvidas que poderão eventualmente surgir.